Catarata

O que é Catarata?

A catarata é uma doença ocular em que o cristalino – uma lente natural presente em nosso olho – perde a sua transparência e passa a se tornar opaco. É uma das principais causas de cegueira no mundo. A boa notícia é que apesar de ser uma doença comum, especialmente na terceira idade, ela pode ser curada através da cirurgia de catarata, um procedimento bastante seguro e com altas taxas de sucesso.

Quais as Causas da Catarata?

Existem diferentes razões para o surgimento da catarata, mas a principal delas está associada à idade. É uma doença comum entre pessoas da terceira idade. Apesar disto ela também pode ter origem secundária, como uma consequência, por exemplo, de traumas ou lesões no olho, ou até mesmo efeito colateral de medicamentos e doenças como diabetes.

Como mencionado anteriormente, a principal causa da doença é o envelhecimento. Para a prevenção da doença, o recomendado é usar sempre óculos solar quando for se expor ao sol. Isto porque há uma comprovada relação entre a radiação solar e o aparecimento da doença. Além disso, jamais utilize colírios ou outros medicamentos sem prescrição médica. Hábitos saudáveis também podem ajudar na prevenção.

Sintomas da Catarata

A Catarata inicia lentamente e bastante silenciosa até que comece a interferir na visão. O paciente com catarata apresenta uma perda visual progressiva, tanto para perto quanto para longe. Isto ocorre porque o cristalino (lente natural do olho que tem como função focar os raios de luz) começa a perder sua transparência e vai tornando-se opaco.

No início, a pessoa enxerga de forma embaçada, como se houvesse uma névoa à sua frente ou ainda com aspecto de óculos/lente embaçados. Além disso, sensibilidade à luz, cores desbotadas e dificuldades para ler são sintomas bastante frequentes da catarata.

Para fazer o diagnóstico é necessário consultar um oftalmologista. A doença é facilmente detectada em uma consulta de rotina, quando o médico examina a estrutura interna do olho.

Tratamento da Catarata: Cirurgia a Laser

Nos estágios mais iniciais da doença ela pode ter seus sintomas amenizados de maneira paliativa por meio do uso de óculos. Entretanto ela é plenamente e definitivamente curada por meio da Cirurgia de Catarata. Neste procedimento, geralmente à lazer ou por meio de uma técnica chamada Facoemulsificação, o médico remove o cristalino opaco e substitui por uma lente intraocular artificial, chamada de LIO (Implante de Lente Intraocular).

Existem diferentes tipos de lentes intraoculares que podem ser utilizadas, com características que podem trazer benefícios extras à restauração da transparência do cristalino. Atualmente, as opções mais modernas podem por exemplo permitir a correção de problemas refrativos como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. Assim, além de remover a catarata o procedimento também possibilita corrigir outros problemas, descartando assim em muitos casos a necessidade de uso dos óculos de grau após a cirurgia.

A Cirurgia de Catarata a Laser ou por Facoemulsificação é um procedimento rápido (não costuma levar mais que 10 minutos) e bastante seguro, sendo indicada já nos estágios iniciais da doença. A operação é realizada com anestesia local e o paciente vai para casa ainda no mesmo dia.

Como é o Pós Operatório da Catarata

Após a realização da Cirurgia a Laser de Catarata, além de um repouso de pelo menos 12 horas, o médico irá indicar alguns cuidados e procedimentos durante a recuperação. Nos dias seguintes, o paciente deverá utilizar colírios e pomadas conforme orientação do cirurgião oftalmologista.

O tempo de recuperação pode variar de acordo com as condições do paciente, incluindo outras doenças como diabetes. O paciente pode voltar a enxergar em até 2 dias após a cirurgia ou dentro de algumas semanas. Um dos principais benefícios da cirurgia e do implante de uma lente intraocular é a correção definitiva da catarata, ou seja, uma vez realizada o paciente não corre riscos de voltar a ter esta doença no futuro.

O tratamento cirúrgico pode ser indicado em todos os estágios da doença, não tendo interferência no resultado potencial.

Além da correção da catarata, a cirurgia para implante de lente intraocular personalizada pode ser indicada para o tratamento definitivo de outras doenças, como a miopia, astigmatismo e presbiopia. Somente um oftalmologista poderá indicar o tratamento mais adequado ao problema.

A cirurgia é feita nos dois olhos simultaneamente?

+

Não. Normalmente opara-se apenas um dos olhos por vez, pois o paciente precisa de um período de recuperação até voltar a enxergar normalmente no olho operado.

A cirurgia dói? É muito demorada?

+

A cirurgia de catarata é completamente indolor e não demora mais que 30 minutos.

Depois da cirurgia, vou precisar usar óculos?

+

Depende: existem diversos tipos de lentes intraoculares que podem ser implantadas em substituição do cristalino. Além disso, há fatores técnicos e particularidades do paciente que precisam ser considerados. Em muitos casos, ao implantar lentes multifocais, é possível corrigir o grau da visão, descartando o uso de óculos.

Quando custa a cirurgia de correção da catarata?

+

O preço total da cirurgia pode variar drasticamente de acordo com o tipo de lente intraocular (LIO) utilizada. Apenas em uma conversa com o oftalmologista será possível estimar o valor da operação.

Agende a sua consulta agora mesmo!

Converse no WhatsApp Agora!