O que é a Retina?

A retina é um dos componentes mais importantes dos olhos, pois ela é a responsável por transformar o estímulo luminoso em um estimulo nervoso e assim enviá-lo ao cérebro formado a imagem que vemos a nossa frente.

O que são as doenças da Retina?

A retina é considerada uma membrana nervosa que liga o nervo óptico até a pupila e isto faz com possamos ver com clareza, quando acontece algum desvio nesta ligação, começam a surgir as Doenças da Retina. As mais comuns são conjuntivite, catarata, glaucoma entre muitas outras. Geralmente estão associadas a idade, erros de refração e traumas acidentais, entre outros fatores.

Quais as Causas das doenças da Retina?

Muitas são as causas das doenças da retina, uma vez que ela é uma membrana extremamente sensível dentro dos olhos. As causas mais comuns para o aparecimento de problemas na retina são desde a alimentação inadequada, fatores climáticos, hereditariedade, lesões e traumas que causam danos a mesma e que se não tratados corretamente geram traumas irreversíveis.

Sintomas

São inúmeras as doenças que afetam a retina e consequentemente os sintomas que se manifestam nos pacientes. Por isto é fundamental prestar atenção no aparecimento de alguns alertas que podem indicar o começo de uma destas doenças como: visão embaçada, vermelhidão, desconforto nos olhos, tremores, sensibilidade à luz entre muitos outros.

Ao sentir qualquer um destes sintomas ou perceber dificuldade para ler e incômodos constantes nos olhos, recomenda-se ir ao oftalmologista imediatamente.

Tratamento das doenças de retina

Assim como as doenças, o tratamento de cada uma delas também varia e é específico, por isto é fundamental procurar um oftalmologista para que ele indique e acompanhe o tratamento que poderá ser desde o uso de óculos, colírios, lentes de contato e em casos extremos a cirurgia. Vale lembrar que somente o médico conseguirá dar o diagnóstico preciso e também encaminhar o paciente ao tratamento mais eficaz em sua condição.

Os olhos são extremamente sensíveis e com isto deve-se ter muito cuidado com eles. É preciso desde muito cedo cuidar com a luminosidade, alimentação, problemas genéticos e até mesmo evitar coçar os olhos com força. Assim fica mais fácil garantir e manter a saúde dos olhos!

O avanço da idade pode causar problemas na retina?

Com o avanço da idade todo nosso corpo começa a desacelerar, com isto inúmeras complicações começam a aparecer e os problemas na retina não seriam diferentes. Mas muitos problemas podem ser evitados ou retardados com o tratamento adequado. Lembre-se de consultar regularmente seu oftalmologista.

O deslocamento da retina é o mesmo que a doença da retina?

Sim! Qualquer alteração na retina é considerada uma doença da mesma. O deslocamento da retina é um problema causado pelo afastamento da retina de sua posição normal, o que resulta em um embaçamento da visão do paciente. Deve ser tratada o quanto antes e por isto se classifica como uma doença. Seu tratamento geralmente é feito com cirurgia na maioria dos casos.