Miopia

O que é a miopia?

A miopia é um distúrbio refrativo do globo ocular que forma a imagem dos objetos antes da retina, provocando dificuldades para enxergar objetos distantes.

Geralmente diagnosticada entre a infância e adolescência, a miopia pode se desenvolver de maneira rápida ou gradual e é diferenciada conforme a causa do problema.

Quais as causas da miopia?

Pessoas com histórico familiar - hereditariedade, apresentam maior probabilidade para o desenvolvimento da miopia, porém atividades que exigem maior uso da visão também podem ser um dos fatores como a utilização de eletrônicos em excesso.

Quais os sintomas da miopia?

Um dos principais sintomas de pessoas com miopia é enxergar objetos distantes com dificuldade, porém outros sintomas podem aparecer, conforme o desenvolvimento da doença:

Tipos de Miopia

Miopia de curvatura – aumento da curvatura da córnea ou do cristalino, criando imagem que se formam antes da retina.

Miopia Axial: o globo ocular apresenta um comprimento maior que o normal. Esse tipo de miopia surge nas pessoas de graus elevados.

Miopia Congênita: ocorre alterações oculares desde o nascimento.

Miopia Secundária: relacionada aos traumas oculares como degeneração do cristalino, catarata nuclear ou glaucoma.

Miopia de Índice: surge geralmente acima dos 60 anos em pessoas que possuem catarata nuclear.

Como tratar a miopia?

A miopia é uma doença ocular que não tem cura, porém ao ser diagnosticada, o seu médico oftalmologista irá recomendar o tratamento mais adequado para o seu grau da doença.

O tratamento pode acontecer por meio da utilização de óculos, lentes de contato e até mesmo por um procedimento cirúrgico, porém o procedimento cirúrgico é recomendado somente após a estabilização da doença, o que geralmente acontece após os 21 anos de idade.

O processo cirúrgico acontece por meio da cirurgia refrativa, através do método a laser (LASIK ou PRK) ou até mesmo por meio de lentes intraoculares multifocais.

Pós Operatório da Miopia

Nos primeiros dias de pós-operatório a vista pode ficar embaçada e gradualmente acontece a volta da visão total. Totalmente segura, a cirurgia não deixa nenhum tipo de cicatrização na córnea e não enfraquece o globo ocular.

Indicações para Miopia

Quando há casos de miopia na família faça regularmente exames oftalmológicos e cuide da sua saúde ocular. Evite forçar a visão por grandes períodos, principalmente, ao utilizar eletrônicos. Lembre-se: tudo que é em excesso faz mal. Ao sentir visão embaçada, piscar os olhos com frequência e até mesmo dores de cabeça, não hesite em procurar um médico.

Qual a melhor idade para fazer a cirurgia da miopia?

+

A idade mínima recomendada para a cirurgia é 21 anos, porém só poderá ser realizada quando o grau de miopia estiver estável por pelo menos de 1 ano.

Não usar óculos pode agravar a miopia?

+

Não. Os óculos apenas diminuem os desconfortos provocados pela doença. O que provoca o aumento da miopia é o alongamento do globo ocular até a estabilização da doença.

Agende a sua consulta agora mesmo!

Converse no WhatsApp Agora!