3 Coisas que você não pode deixar de saber sobre a cirurgia de catarata.

De acordo com pesquisas, a cada ano são registradas cerca de 120 mil novos casos de catarata no mundo, além das 160 milhões de pessoas que já foram diagnosticadas com a doença, que hoje é considerada a maior causa de cegueira que pode ser evitada.

Dentre as possíveis causas da Catarata além do envelhecimento das células do cristalino, podemos destacar: hereditariedade, traumatismo, doenças sistêmicas, doenças congênitas, medicamentos e infecções oculares.

O Dr. Rodrigo Marzagão que é médico oftalmologista destaca como a melhor opção de tratamento para a catarata a cirurgia, que possibilita a recuperação da visão do paciente.

1. Como é realizada a cirurgia de catarata em Joinville

Na cirurgia o cristalino opaco – catarata –  é removido e uma lente artificial biocompatível e de alta tecnologia é implantada no lugar, através de minúsculas incisões. Assim, as imagens captadas pelo olho voltam a receber o foco adequado.

1. A cirurgia de catarata dói? Quanto tempo leva a recuperação?

O procedimento é rápido e indolor, realizado em centro cirúrgico com sedação e anestesia local. A cirurgia leva em média 15 a 20 minutos, o tempo de permanência do paciente na clínica pós cirurgia é em torno de três a quatro horas,

Na maioria dos casos, a melhora da visão já é perceptível nas primeira 24 horas.

1. Pode ocorrer complicações na cirurgia de catarata?

O registro de complicações na cirurgia de catarata é menor que de 1%. Segundo o Dr. Rodrigo a maior parte dessas complicações estão ligadas a contaminação dos materiais e produtos utilizados no olho no momento da cirurgia e após a cirurgia. Por isso a importância de conhecer o médico oftalmologista, a equipe médica e a clínica onde o procedimento vai ser realizado para reduzir ao máximo a possibilidade de complicações.

Dentre os principais cuidados que o paciente deve ter no período de recuperação da cirurgia de catarata, podemos destacar:

O Dr. Rodrigo Marzagão é médico oftalmologista e realiza a cirurgia de catarata em Joinville, possui vasta experiencia na área e uma equipe altamente qualificada, agenda uma consulta e volte a ver a vida sem opacidade.