Ceratocone – A importância do diagnóstico precoce

Vídeo do Youtube do canal Dr Rodrigo Marzagão

O ceratocone é uma doença que afeta a córnea. Inicia-se na pré-adolescência, adolescência ou no adulto jovem. Influenciadas por fatores genéticos e pelo hábito de coçar os olhos, a córnea fica com sua curvatura gradativamente aumentada, geralmente na parte central ou inferior. O resultado é uma distorção da imagem que nos estágios moderados e avançados traz uma visão embaçada e praticamente não melhora com óculos. O diagnóstico precoce é fundamental para manter a córnea com uma forma adequada e funcional. Hoje, a cirurgia de Cross Linking estabiliza a doença em até 99% dos casos, evitando transtornos como dependência de lentes rígidas gás permeáveis, necessidade de implante de anel intracorneano ou transplante de córnea. Mesmo em casos moderados ou avançados, este procedimento pode ser indicado. Miopia, astigmatismo, história familiar e prurido ocular são fatores de risco. Os exames de topografia computadorizada de córnea e a paquimetria ultrassônica podem detectar casos em todos os estágios, mesmo antes da doença se instalar.

Dr. Rodrigo Marzagão é médico oftalmologista em Joinville/SC desde 2008. Formado na Universidade Federal do Paraná em 2001, fez residência médica em oftalmologia na mesma instituição. Com aproximadamente 10 mil procedimentos realizados, sua principal área de atuação é a cirurgia refrativa, cirurgia de catarata e implante de lentes intraoculares. Realiza também cirurgia de pterigio com cola de fibrina (sem pontos), cirurgia de crosslinking para ceratocone, implante de anel intracorneano, entre outros procedimentos. Contamos com equipamentos modernos com o intuito de aliar a experiência com o que existe de melhor em tecnologia oftalmológica. Realizamos também diversos exames e adaptação de lentes de contato gelatinosas e rígidas gás permeáveis.