O que é hipermetropia?

A hipermetropia é uma condição que leva a dificuldade de enxergar objetos muito próximos, principalmente na leitura de textos com letras pequenas. É bastante comum na população e muitas vezes é confundida com presbiopia, embora não seja a mesma coisa.

A hipermetropia é um erro de refração nos olhos que faz com que a imagem seja focada atrás da retina. Com isto, a capacidade de enxergar os objetos de perto é afetada devido a uma alteração em relação a uma visão normal.

Quais as Causas da hipermetropia?

A hipermetropia não tem uma causa definida, mas assim como outras doenças a hereditariedade está presente na maioria dos diagnósticos, por isto quem tem casos de hipermetropia na família deve estar atento a aparição dos primeiros sintomas. A hereditariedade não é o único fator para o aparecimento da hipermetropia, pois esta doença pode acometer qualquer perfil de indivíduo.

A dificuldade em focar objetos de perto se dá devido aos olhos serem menores do que o normal e a luz que entra pelas pupilas não focar corretamente na retina. Isto faz com que a pessoa tenha dificuldade de foco para perto, mas não para longe.

Sintomas da hipermetropia

Um dos primeiros sintomas de hipermetropia é a visão embaçada quando tenta focar em objetos de perto, esta dificuldade pode vir acompanhada de dores de cabeças ou cansaço ocular, além de vermelhidão e uma sensação de peso ao redor dos olhos.

Caso apresente um ou mais destes sintomas, recomenda-se procurar um oftalmologista imediatamente. Agende sua consulta online agora mesmo.

Tratamento da hipermetropia

A hipermetropia é uma condição que tem fácil tratamento, uma vez que ela atinge somente o foco ocular de perto. O tratamento pode ser feito pelo uso de óculos, lentes de contato e em casos mais graves por cirurgia refrativa, contudo todos estes tratamentos só deverão ser iniciados após avaliação e indicação de um oftalmologista.

Como é o Pós Operatório da cirurgia de Hipermetropia?

Caso o oftalmologista indique a cirurgia para tratamento da hipermetropia, ela será feita através de cirurgia refrativa que é bem rápida, pois o médico faz uma pequena correção em parte da forma da córnea. É um processo indolor e a recuperação se dará de acordo com as condições do paciente. Logo após a cirurgia o oftalmologista passará as recomendações necessárias, mas em muitos casos o paciente volta a suas atividades normalmente em poucos dias.

Ao identificar os primeiros sintomas se faz necessário ir o mais rápido possível ao médico, pois somente o oftalmologista pode dizer qual é o melhor tratamento para a necessidade do paciente.

Hipermetropia ou presbiopia são a mesma coisa?

Não! Elas não são a mesma coisa. Apesar dos sintomas serem parecidos, as doenças são diferentes. A principal diferença é que a presbiopia aparece em pessoas mais velhas, acima de 40 anos, já a hipermetropia pode aparecer mais cedo.

Hipermetropia tem cura?

Não! Como a hipermetropia é um problema relacionado ao formato do globo ocular, não pode ser corrigida, porém o grau que ela apresenta pode ser estabilizado se o tratamento for iniciado o quanto antes.

Qual a diferença entre Hipermetropia e Astigmatismo?

Assim como presbiopia, o astigmatismo é uma doença diferente da hipermetropia, pois o astigmatismo é a dificuldade de enxergar de perto ou de longe e a hipermetropia é a dificuldade de enxergar objetos somente de perto. Mas ambos precisam de acompanhamento médico para o melhor tratamento.