O que é a síndrome do olho seco?

A síndrome do olho seco é bastante comum na população, principalmente nas regiões onde predomina o clima quente e seco, com alta concentração de poeira no ar. Esta condição é mais comum em mulheres mais velhas.

A síndrome do olho seco é considerada uma anomalia na produção da quantidade e qualidade da lágrima que também lubrifica os olhos, a falta das mesmas causa um ressecamento da superfície do olho e pode danificar a córnea do paciente. Além de ser bastante incômoda è muitas vezes dolorida quando não há lubrificação suficiente.

Quais as Causas do Olho Seco?

As causas mais frequentes de olho seco são: a idade, menopausa, uso de computador de uma forma continuada ou excessiva, ar condicionado, uso de lentes de contato e alguns medicamentos (diuréticos, anti-histamínicos, benzodiazepinas, antidepressivos, analgésicos, anticonceptivos), algumas doenças oculares e em algumas doenças sistémicas, etc.

O olho seco pode ocorrer em pessoas de ambos os sexos e em qualquer idade, embora o sexo feminino seja o mais afetado.

O diagnóstico deverá ser efetuado por um oftalmologista através de testes que medem a qualidade e a produção das lágrimas. Os testes são rápidos, indolores e não são invasivos.

Sintomas do Olho Seco

Um dos primeiros sintomas da síndrome do olho seco é o desconforto nos olhos, seguido de vermelhidão e também visão flutuante devido à falta de lubrificação.

Tratamento do Olho Seco

Após o diagnóstico e constatação da síndrome do olho seco, o oftalmologista iniciará o tratamento com o uso de colírios para lubrificação ocular, realizando o papel de “lágrimas artificiais”, assim essa aplicação ajuda a aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Ao perceber os primeiros sintomas se faz necessário a consulta ao oftalmologista para a indicação do melhor tratamento. Pacientes com olho seco devem ter cuidados redobrados com o uso de lentes de contato, pois as mesmas precisam de lubrificação para não machucarem os globos oculares.

Caso a síndrome do olho seco não seja tratada de forma adequada, poderão ocorrer lesões na córnea, que muitas vezes se tornam graves e irreversíveis ao paciente.

A síndrome do olho seco tem cura?

Infelizmente esta síndrome não tem cura, mas com o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, o paciente pode ter uma qualidade de vida prolongada.

O que preciso alterar nos hábitos com a síndrome do olho seco?

Somente o oftalmologista poderá indicar o melhor tratamento para a síndrome do olho seco, porém existem hábitos que precisarão de cuidados quando se apresenta esta síndrome. A utilização do computador ou outros dispositivos digitais com muita iluminação, adaptação da luz em casa e no trabalho, e rotinas durante o dia e a noite, entre outros. Tais medidas ajudam a prevenir ou tratar o problema nos olhos causados pela síndrome do olho seco.