O que é Astigmatismo?

Astigmatismo é uma doença causada por uma irregularidade na córnea, ela é causa por uma distorção da imagem nos olhos quando os raios de luz não chegam corretamente na retina o que gera imagens desfocadas. É por este motivo que quem tem astigmatismo não consegue focar em objetos de perto ou de longe e vê formas pouco ou muito embaçadas, dependendo do grau. O astigmatismo é bem comum na população em geral, pois está associado a outras doenças como miopia e hipermetropia, apesar disso pode ser facilmente diagnosticado com um exame de vista feito pelo oftalmologista.

Quais as Causas do Astigmatismo

A causa mais comum do astigmatismo é a hereditariedade, pois geralmente fica gravado na carga genética dos indivíduos, mas ela também pode aparecer depois de uma lesão acidental, doenças agravantes e até mesmo uma cirurgia mal sucedida. O astigmatismo pode atingir qualquer pessoa e em qualquer idade, pois é considerado uma doença que começa por uma lesão na córnea que impede que os raios de luz cheguem à retina e assim forma-se uma curva mais acentuada de um lado ou de outro.

Existem dois tipos de astigmatismo: o corneano e o lenticular.  Quando a lesão atinge a curvatura da córnea o astigmatismo será diagnosticado como corneado, caso a lesão atinja a curvatura do cristalino, o astigmatismo será diagnosticado como lenticular. Mas somente o oftalmologista poderá indicar qual é o tipo de lesão e em que grau está.

O astigmatismo não está associado a falta de luz ou pouca iluminação, pois ele aparece somente após uma lesão grave. Uma das causas que está associada ao astigmatismo é coçar os olhos com força, prática muito comum em regiões secas e com alta concentração de poeiras no ar.

Sintomas do Astigmatismo

Os sintomas do astigmatismo aparecem aos poucos e no início percebe-se a visão embaçada, onde o paciente não consegue focar em objetos de perto ou de longe. O que parece ser apenas uma dificuldade inicial acaba se tornando mais grave à medida que o tempo passa e logo a visão embaçada acaba se tornando bem incômoda. Geralmente após os primeiros sintomas começam aparecer dores de cabeça, cansaço ocular, sensibilidade à luz e até mesmo vertigens e enxaqueca em ambientes de bastante iluminação. Por isto é fundamental procurar um oftalmologista o quanto antes ao perceber os primeiros sintomas.

Tratamento do Astigmatismo

Quando o astigmatismo é de gravidade leve, recomenda-se ao paciente o uso de óculos com lentes especiais chamadas de tóricas ou cilíndricas. A maioria dos casos de astigmatismo na população é de grau leve e pode ser facilmente corrigida com o uso de tais lentes, mas mesmo assim o tratamento deve ser acompanhado por um oftalmologista.

É bastante popular o uso de lentes de contato por pacientes com astigmatismo. Recomenda-se lentes gelatinosas para muitos graus de astigmatismo, pois elas são mais fáceis de colocar e são extremamente confortáveis. Para altos graus é recomendado lentes mais rígidas, mas as duas são parecidas, sendo a única diferença o conforto do paciente e adaptação do mesmo.

Em alguns casos é recomendo a cirurgia refrativa de acordo com o acompanhamento do oftalmologista. As mais comuns para reparo do astigmatismo atualmente é a PRK e a LASIK, pois elas corrigem muito bem os graus leves e moderados de lesão. Mas somente o oftalmologista poderá indicar o melhor tratamento para cada caso especifico dos pacientes.

Como é o Pós Operatório do Astigmatismo?

O astigmatismo pode ser corrigido por uso de óculos, lentes de contato e cirurgia refrativa. No caso da cirurgia refrativa, recomenda-se a mesma para casos de grau leve e moderado. A cirurgia é rápida, segura e indolor. Recomenda-se um repouso de pelo menos 12 horas após a mesma e o médico irá indicar cuidados específicos para a recuperação de cada paciente, uma vez que cada organismo se recupera de forma diferente. Geralmente nota-se uma melhora gradual do astigmatismo em de duas a três semanas, permitindo na maioria dos casos um cotidiano sem maiores transtornos.

Ao notar os primeiros sintomas agende uma consulta ao oftalmologista, pois ele é o único responsável por diagnosticar e encaminhar o paciente ao tratamento correto.

Astigmatismo é o mesmo que Miopia?

Embora os sintomas sejam semelhantes astigmatismo e miopia não são a mesma coisa. A miopia é a dificuldade de enxergar somente de longe, já o astigmatismo é a dificuldade de enxergar de longe e de perto. Mas somente o oftalmologista poderá diagnosticar qual a doença é de fato referente ao sintoma percebido.

Existe idade mínima para a cirurgia do Astigmatismo?

Atualmente recomenda-se uma idade mínima de 21 anos para o procedimento cirúrgico, mas isto varia de acordo com o grau de astigmatismo que o paciente possui.

O Astigmatismo tem cura?

Não! O astigmatismo não tem cura, porém se for diagnosticado o quanto antes ele pode ser corrigido de forma bastante eficaz, pois os sintomas não irão avançar fazendo com que se estabeleça uma boa relação entre o tratamento e as necessidades do paciente em suas tarefas diárias.