O que é a miopia?

A miopia é um erro refrativo que tem como característica principal a dificuldade em enxergar objetos distantes, e com clareza os objetos próximos, o que dificulta a prática de esportes, direção de automóveis, entre outras atividades esportivas e profissionais. A miopia ocorre devido a um erro no processo de convergência dos raios de luz que chegam até nossos olhos, fazendo com que imagens que distantes sejam formadas na região frontal da retina, e não na própria retina.

 

A miopia é um erro refrativo relativamente comum, que tem como característica a dificuldade em enxergar objetos distantes, e com clareza os objetos próximos, criando dificuldade para a realização de atividades como dirigir automóveis, praticar diversos esportes e até mesmo desempenhar algumas atividades profissionais.

O processo de formação da visão decorre da convergência dos raios de luz que chegam até nossos olhos em direção a retina, mas no olho míope esses raios de luz são direcionados na parte frontal da retina, o que causa a dificuldade de enxergar com clareza objetos distantes.

Conforme imagem abaixo:

O que é a miopia em Joinville: Causas, tratamentos

A foto demonstra como é a visão de um paciente com miopia, na qual apresenta dificuldade em enxergar objetos distantes.
A foto demonstra como é a visão de um paciente com miopia, na qual apresenta dificuldade em enxergar objetos distantes.

Existem diversos graus de miopia, nos graus mais avançados o paciente consegue ver com clareza somente objetos próximos, e com grande dificuldade objetos que estão alguns centímetros de distância. Em casos menos avançados, o paciente enxerga vem os objetos próximos e apresenta dificuldade para ver objetos que estão há vários metros de distância.

Segundo dados da SBO (Sociedade Brasileira de Oftalmologia), em 2050 mais da metade da população brasileira poderá ter miopia. O uso frequente de smartphones e computadores tem contribuído para o aumento de casos no Brasil e em vários outros países. Muitas pesquisas estão em andamento para tentar determinar com mais precisão o motivo desse aumento de casos, a principal hipótese é que o uso frequente de eletrônicos e a falta de exposição a luz solar, contribuem para o desenvolvimento da miopia.

 

Como a Miopia se desenvolve ao longo da vida

O progresso da miopia depende de cada caso, em alguns pacientes o seu desenvolvimento é rápido, já em outros ocorre de forma lenta e gradual. Na maior parte dos casos, a miopia piora durante a infância e adolescência, sendo fundamental o uso de óculos ou lentes de contatos para corrigir o grau e melhorar e visão.

 

QUAIS SÃO AS CAUSAS DA MIOPIA?

 

Para focar uma imagem são necessários vários processos e elementos dos olhos em pleno funcionamento, desses dois tem importante destaque: a córnea e o cristalino.

Córnea e Cristalino do Olho, partes fundamentais para a visão

Em um olho normal, tanto a córnea quanto o cristalino terão uma superfície mais esférica e uma curvatura mais lisa, assim, a luz chegará na posição certa na retina.

No entanto, quando existem irregularidades como falta de uniformidade ou curvas irregulares na córnea, a luz não chegará no ponto certo da retina, causando o que chamamos de erros refrativos, com no caso a MIOPIA.

Assim sendo, a miopia ocorrera quando a curvatura da córnea for muito grande ou em olhos que são muito longos.

O paciente que tem miopia pode corrigir o grau com o uso de óculos, lentes de contato ou realizando a CIRURGIA REFRATIVA A LASER, sendo essa última uma ótima opção, capaz de reduzir ou eliminar completamente a necessidade dos óculos ou lentes de contato.

A cirurgia de miopia, ou cirurgia refrativa a laser, é um dos procedimentos mais realizados em todo o Mundo com alta taxa de segurança e sucesso.

A técnica cirúrgica é amplamente testada e estudada há muitos anos, e hoje encontra-se num estágio muito avançado, com alta previsibilidade e raros casos de complicações.

 

TRATAMENTO DE MIOPIA EM JOINVILLE

A cirurgia de miopia a laser (cirurgia refrativa a laser) tem como finalidade a correção da curvatura da córnea, para corrigir o grau e permitir que a imagem seja formada corretamente.

A cirurgia utiliza o EXCIMER LASER para promover a correção em mínimo detalhes da córnea do paciente, visando corrigir a convergência dos raios de luz que passam pela córnea, dessa forma é possível reduzir ou eliminar por completo o grau dos óculos ou lentes.

A cirurgia dura poucos minutos e logo em seguida o paciente pode ir para casa, a recuperação é muito rápida e praticamente indolor, somente um leve desconforto nos olhos, que pode ser facilmente controlado com o uso de colírios anestésicos.

 

A CIRURGIA REFRATIVA LASER PARA MIOPIA É SEGURA?

Uma dúvida comum dos pacientes é se a cirurgia de miopia, ou cirurgia refrativa, é segura.

Todo procedimento cirúrgico possui algum risco, mas na oftalmologia esse risco é controlável e previsível, por ser tratar de procedimentos minimamente invasivos.

A parte mais importante de uma cirurgia de miopia é verificar se o paciente realmente tem indicação para realizar o procedimento, visto que nem todos podem se beneficiar da cirurgia refrativa a laser. Isso ocorre por vários motivos, como condições da saúde ocular, existência de outra doença associada ao erro refrativo, presença de infecção ou outras condições limitantes.

 

Após essa análise clínica, são realizados exames avançados que irão auxiliar o médico oftalmologista a decidir se a cirurgia irá ajudar a melhorar a visão do paciente, podendo até mesmo eliminar a necessidade do uso dos óculos ou lentes de contato.

 

CIRURGIA REFRATIVA É SEGURA?

Um dúvida muito comum em relação ao procedimento é a segurança do mesmo. As complicações envolvendo a cirurgia refrativa para miopia são muito raras

Durante todo esse processo, o paciente é comunicado de forma sincera e objetiva, para que se sinta seguro e confiante quanto ao procedimento.

Esses cuidados iniciais tornam a cirurgia muito mais segura e previsível, a tecnologia atual e o estudo constante sobre o procedimento permite uma tomada de decisão segura e assertiva.

É muito importante os cuidados no pós-operatório para que todo o processo ocorra bem do início ao fim.

COMO FUNCIONA A CIRURGIA DE MIOPIA A LASER EM JOINVILLE

O paciente que procura a cirurgia refrativa a laser, não se sente bem com o uso dos óculos e lentes de contato, devido as limitações ou desconforto que esses acessórios impõe.

A cirurgia refrativa a laser tem como finalidade remodelar a córnea do paciente, para que a miopia, seja eliminada ou reduzida ao máximo. Melhorando a visão do paciente e reduzindo a necessidade do uso de óculos ou lentes de contato.

O PROCEDIMENTO DEMORA POUCOS MINUTOS.

O procedimento demora alguns minutos e o paciente não irá sentir dor, a anestesia é local (tópica) com o uso de colírio anestésico.

Logo depois o paciente é liberado para sua casa, não existe a necessidade de internamento do paciente, por ser tratar de uma cirurgia minimamente invasiva.

A cirurgia é realizada em um olho de cada vez, com o equipamento que realiza a remodelação da córnea sendo configurado de acordo com os exames pré-operatórios do paciente, portanto é uma cirurgia personalizada.

TÉCNICA PRK

Se a técnica escolhida for a PRK, na primeira etapa do procedimento é aplicado uma solução que irá remover temporariamente uma fina camada que cobre a córnea, conhecida como epitélio, esse tecido é reconstituído rapidamente nos dias seguintes à cirurgia.

Após essa fase, é aplicado o laser em cima da córnea, que em segundos remodela sua superfície, melhorando a qualidade da visão.

Depois o mesmo processo é repetido no outro olho, e o paciente já pode voltar para a casa, seguindo todas as recomendações médicas.

TÉCNICA LASIK

Quando a técnica escolhida for a LASIK o processo cirúrgico muda um pouco, neste caso, antes de aplicar o laser será criado um flap na córnea, uma espécie de “tampa” aberta, que se mantem presa a córnea por um fino pedaço em sua base. Após aplicar o laser e remodelar a córnea, o flap é colocado em seu lugar novamente, onde irá cicatrizar.

A principal diferença da LASIK para a PRK é que seu resultado e a recuperação são mais rápidos.

Uma dúvida recorrente dos pacientes é se a cirurgia de miopia vai provocar dor durante o procedimento.

 

Quando falamos da aplicação do LASER PARA REMODELAR A CÓRNEA, pensamos que este processo pode causar dor, mas é uma sensação de desconforto somente. A grande maioria dos pacientes julga que a cirurgia é indolor.

A cirurgia na verdade dura poucos segundos, sendo um procedimento muito rápido, todo o processo dura somente alguns minutos e a maior parte do tempo é para preparar o equipamento e paciente.

O processo de cicatrização na técnica PRK é um pouco mais desconfortável do que na técnica LASIK, porém esse desconforto é fácil controlado com o uso de colírios anestésicos.