O que é Catarata?

A catarata é uma condição na qual o cristalino, lente natural presente em nossos olhos, perde gradualmente sua transparência, ficando opaca.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) é a principal causa de cegueira reversível no Mundo.
Apesar de ter grande prevalência em pessoas com mais de 60 anos de idade, a catarata pode ser curada, através da cirurgia conhecida como facoemulsificação com respectivo implante de uma lente intraocular especial, que irá devolver ao paciente uma visão nítida novamente.

Quais as Causas da Catarata?

Existem diferentes razões para o surgimento da catarata, mas a principal delas está associada à idade. É uma doença comum entre pessoas da terceira idade. Apesar disto, ela também pode ter origem secundária, como uma consequência, por exemplo, de traumas ou lesões no olho, ou até mesmo efeito colateral de medicamentos e doenças como diabetes.
Como mencionado anteriormente, a principal causa da doença é o envelhecimento.
Para a prevenção da doença, o recomendado é usar sempre óculos solar quando for se expor ao sol. Isto porque há uma comprovada relação entre a radiação solar e o aparecimento da doença. Além disso, jamais utilize colírios ou outros medicamentos sem prescrição médica. Hábitos saudáveis também podem ajudar na prevenção.
Também existe a catarata congênita que atinge crianças e é uma condição um pouco rara.

Sintomas da Catarata

A Catarata inicia lentamente e bastante silenciosa até que comece a interferir na visão. O paciente com catarata apresenta uma perda visual progressiva, tanto para perto quanto para longe. Isto ocorre porque o cristalino (lente natural do olho que tem como função focar os raios de luz) começa a perder sua transparência e vai tornando-se opaco.
No início, a pessoa enxerga de forma embaçada, como se houvesse uma névoa à sua frente ou ainda com aspecto de óculos/lente embaçados. Além disso, sensibilidade à luz, cores desbotadas e dificuldades para ler são sintomas bastante frequentes da catarata.
Para fazer o diagnóstico é necessário consultar um oftalmologista. A doença é facilmente detectada em uma consulta de rotina, quando o médico examina a estrutura interna do olho.

Cirurgia de catarata

O único tratamento da catarata é a cirurgia, neste procedimento utilizamos uma técnica segura e consolidada que é a FACOEMULSIFICAÇÃO, onde o cristalino opaco é removido e em seu lugar inserimos uma lente intraocular especial, que irá desempenhar o mesmo papel do cristalino, sem nenhum tipo de rejeição para o paciente.
Existem diferentes tipos de lentes intraoculares que podem ser utilizadas, com características que podem trazer benefícios extras à restauração da transparência do cristalino.
Atualmente, as opções mais modernas podem por exemplo permitir a correção de problemas refrativos como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.
Assim, além de remover a catarata, o procedimento também possibilita que o paciente fique mais independente dos óculos, com uma visão mais clara e nítida.
A Cirurgia de Catarata é um procedimento rápido (não costuma levar mais que 10 minutos) e bastante seguro, sendo indicada já nos estágios iniciais da doença.

lentes intraoculares

As lentes intraoculares são fundamentais para o sucesso da cirurgia de catarata, pois são essas lentes que usamos para substituir o cristalino opaco (catarata).

Como é o Pós Operatório da Catarata

Na cirurgia de catarata o pós-operatório via de regra não apresenta complicações, desde que as orientações sejam seguidas pelo paciente.
O procedimento cirúrgico dura em média 10 minutos e a anestesia é local através de colírios tópicos (gotas), o que permite o paciente ser liberado para a sua casa 30 minutos após realizar a cirurgia.
No dia seguinte poderá realizar praticamente todas suas tarefas diárias, mas evitando realizar atividades que requerem esforço físico.
Os cuidados do pós-operatório são relativamente simples e fáceis de seguira, são prescritos colírios que deverão ser utilizados por alguns dias. Nas primeiras 12 horas é importante o paciente repousar e não realizar esforço físico.

O tratamento cirúrgico pode ser indicado em todos os estágios da doença, não tendo interferência no resultado potencial.
Além da correção da catarata, a cirurgia para implante de lente intraocular personalizada pode ser indicada para o tratamento definitivo de outras condições, como a miopia, astigmatismo e presbiopia.

A cirurgia é feita nos dois olhos simultaneamente?

Não. Normalmente opera-se apenas um dos olhos por vez, pois o paciente vai precisar de um período de recuperação, até voltar a enxergar normalmente do olho operado.

A cirurgia dói? É muito demorada?

A cirurgia de catarata é completamente indolor e não demora mais que 30 minutos.

Depois da cirurgia, vou precisar usar óculos?

Depende: existem diversos tipos de lentes intraoculares que podem ser implantadas em substituição do cristalino. Além disso, há fatores técnicos e particularidades do paciente que precisam ser considerados. Em muitos casos, ao implantar lentes multifocais ou trifocais, é possível corrigir o grau da visão, descartando o uso de óculos.

Quando custa a cirurgia de correção da catarata?

O preço total da cirurgia pode variar de acordo com o tipo de lente intraocular (LIO) utilizada. Apenas em uma conversa com o oftalmologista será possível estimar o valor do procedimento. Para cada paciente existe um tipo de lente mais indicada que irá fazer muito diferença na sua qualidade de vida.