O que é Ceratocone?

O ceratocone é uma condição caracterizada pela deformação progressiva da curvatura da córnea, provocando nela um afinamento em forma de cone.

A córnea é uma estrutura transparente anterior do olho.

À medida que a córnea se afina, o paciente percebe uma baixa da acuidade visual (nitidez da visão), a qual pode ser moderada ou severa, dependendo da curvatura.

O início da doença é geralmente na adolescência, com uma progressão gradual até os 28-30 anos de idade.

O avanço da condição na córnea pode resultar em miopia e astigmatismo, trazendo sintomas como visão embaçada e distorcida, o que dificulta tarefas diárias como ler ou dirigir.

Quais as Causas do Ceratocone?

Embora as causas do ceratocone ainda não sejam completamente compreendidas, os especialistas acreditam que a condição ocorre por uma combinação de múltiplos fatores, incluindo genéticos e ambientais.

Fatores de risco

Os fatores que podem aumentar as chances de desenvolver ceratocone são:

 

No entanto, a relação direta de causa e efeito entre essas características e o ceratocone não foi estabelecida.

Além disso, a condição tende a se desenvolver mais frequentemente entre os adolescentes na puberdade ou durante os últimos anos da adolescência.

Sintomas do Ceratocone

O ceratocone geralmente afeta ambos os olhos, porém a progressão e gravidade da condição pode ser diferente em cada olho, assim como os sintomas (que podem piorar com o tempo).

 

No estágio inicial, os sintomas do ceratocone podem incluir:

Nos estágios mais avançados, os sintomas do ceratocone geralmente incluem:

Tratamento do Ceratocone

Atualmente existem muitos tratamentos para o ceratocone, que variam de acordo com o estágio da doença, esses tratamentos são:

O tratamento indicado depende do estágio da doença e se há ou não evidência de progressão

Tratamento de Ceratocone

O tratamento para o ceratocone depende da gravidade e rapidez com que a condição progride.

Contudo, as opções de tratamento para a doença têm mudado significativamente nas duas últimas décadas. O principal objetivo do tratamento é impedir que a doença piore e proporcionar a reabilitação da visão.

O ceratocone leve a moderado pode ser tratado com óculos ou lentes de contato. Para a maioria das pessoas, a córnea ficará estável após alguns anos.

Os óculos podem ser usados em estágios iniciais do ceratocone. Muitas vezes, é difícil obter uma visão satisfatória por causa de vários fatores da doença, como alto astigmatismo irregular e anisometropia significativa.

As lentes de contato especiais, por outro lado, podem oferecer melhor visão, abordando erros de refração e irregularidades da córnea em pacientes com ceratocone.

Tipos de lentes de contato para o tratamento de ceratocone

As opções de lentes de contato indicadas para pessoas com ceratocone são:

 

Cirurgias para Ceratocone

Quando o tratamento com óculos ou lentes de contato não é suficiente, algumas opções cirúrgicas podem ser indicadas, como:

O Ceratocone causa cegueira?

Somente o ceratocone não causa cegueira completa, porém o agravamento da doença pode resultar sim em piora da visão seguida da perda visual. Por esta razão, é muito importante que o diagnóstico seja feito o mais rápido possível.

Astigmatismo e Ceratocone são a mesma coisa?

Embora os sintomas sejam bem parecidos os dois não são a mesma coisa, o ceratocone é uma consequência do astigmatismo que é provocado por uma deformidade da córnea no olho.

Coçar os olhos pode causar ceratonone?

Não! O ceratocone é uma deformidade da córnea no olho e geralmente causado por hereditariedade ou outras doenças. Mas recomenda-se não coçar os olhos com tanta força, pois o ato de coçar ou apertar podem desencadear uma lesão, causando o agravamento de possíveis doenças oculares.

Como é feito o diagnóstico do ceratocone?

O diagnóstico é realizado através de exames avançados que determinam as características da córnea, como sua curvatura.