O que é Ceratocone?
O ceratocone é uma condição caracterizada pela deformação progressiva da curvatura da córnea, provocando nela um afinamento em forma de cone.
A córnea é uma estrutura transparente anterior do olho.
À medida que a córnea se afina, o paciente percebe uma baixa da acuidade visual (nitidez da visão), a qual pode ser moderada ou severa, dependendo da curvatura.
O início da doença é geralmente na adolescência, com uma progressão gradual até os 28-30 anos de idade.
O avanço da condição na córnea pode resultar em miopia e astigmatismo, trazendo sintomas como visão embaçada e distorcida, o que dificulta tarefas diárias como ler ou dirigir.
Quais as Causas do Ceratocone?
Embora as causas do ceratocone ainda não sejam completamente compreendidas, os especialistas acreditam que a condição ocorre por uma combinação de múltiplos fatores, incluindo genéticos e ambientais.
Fatores de risco
Os fatores que podem aumentar as chances de desenvolver ceratocone são:
- Histórico familiar de ceratocone
- Coçar os olhos vigorosamente e com muita frequência
- Ter algumas condições, como retinite pigmentosa, síndrome de Down, síndrome de Ehlers-Danlos, rinite alérgica e asma.
No entanto, a relação direta de causa e efeito entre essas características e o ceratocone não foi estabelecida.
Além disso, a condição tende a se desenvolver mais frequentemente entre os adolescentes na puberdade ou durante os últimos anos da adolescência.
Sintomas do Ceratocone
O ceratocone geralmente afeta ambos os olhos, porém a progressão e gravidade da condição pode ser diferente em cada olho, assim como os sintomas (que podem piorar com o tempo).
No estágio inicial, os sintomas do ceratocone podem incluir:
- Desfoque leve da visão
- Visão levemente distorcida, onde as linhas retas parecem dobradas ou onduladas
- Aumento da sensibilidade à luz (fotofobia).
Nos estágios mais avançados, os sintomas do ceratocone geralmente incluem:
- Visão muito embaçada e distorcida
- Aumento ou aparecimento de astigmatismo irregular;
Tratamento do Ceratocone
Atualmente existem muitos tratamentos para o ceratocone, que variam de acordo com o estágio da doença, esses tratamentos são:
- Lentes esclerais ou rígidas;
- Crosslinking;
- Anel de ferrara;
- Transplante de córnea é indicado somente para alguns casos,
O tratamento indicado depende do estágio da doença e se há ou não evidência de progressão
Tratamento de Ceratocone
O tratamento para o ceratocone depende da gravidade e rapidez com que a condição progride.
Contudo, as opções de tratamento para a doença têm mudado significativamente nas duas últimas décadas. O principal objetivo do tratamento é impedir que a doença piore e proporcionar a reabilitação da visão.
O ceratocone leve a moderado pode ser tratado com óculos ou lentes de contato. Para a maioria das pessoas, a córnea ficará estável após alguns anos.
Os óculos podem ser usados em estágios iniciais do ceratocone. Muitas vezes, é difícil obter uma visão satisfatória por causa de vários fatores da doença, como alto astigmatismo irregular e anisometropia significativa.
As lentes de contato especiais, por outro lado, podem oferecer melhor visão, abordando erros de refração e irregularidades da córnea em pacientes com ceratocone.
Tipos de lentes de contato para o tratamento de ceratocone
As opções de lentes de contato indicadas para pessoas com ceratocone são:
- Lentes de contato gelatinosas: Essa opção ajuda a corrigir a visão embaçada ou distorcida no ceratocone precoce.
- Lentes de contato rígidas: Costumam ser o próximo passo no tratamento do ceratocone progressivo. Capazes de proporcionar uma excelente visão, as lentes rígidas podem ser um pouco desconfortáveis no início. Mas a boa notícia é que uma muitos pacientes conseguem se adaptar a elas.
- Lentes híbridas: essas lentes de contato têm um centro rígido com um anel mais macio ao redor do lado de fora para maior conforto. Pessoas que não toleram lentes de contato rígidas também podem preferir lentes híbridas
- Lentes esclerais: são úteis para mudanças muito irregulares no formato da córnea em casos avançados. Em vez de repousar sobre a córnea como as lentes de contato tradicionais, as lentes esclerais ficam na parte branca do olho (esclera) e saltam sobre a córnea sem tocá-la.
Cirurgias para Ceratocone
Quando o tratamento com óculos ou lentes de contato não é suficiente, algumas opções cirúrgicas podem ser indicadas, como:
- Anel de Ferrara: Consiste no implante de um dispositivo em formato de anel na córnea, que irá reduzir a curvatura da córnea.
- Cross-linking: O procedimento visa estabilizar o ceratocone e impedir o avanço da distorção corneana. É realizado através da aplicação da RIBOFLAVINA (vitamina B12) e a aplicação de um feixe de luz ultravioleta, causando uma reação que irá tornar as fibras de colágeno da córnea mais rígidas, dificultando a progressão do ceratocone.
- Transplante de córnea: Em casos mais graves pode ser recomendado o transplante de córnea, que é cada vez menos realizado, devido ao sucesso dos tratamentos atuais como o Cross linking e o Anel de Ferrara.
O Ceratocone causa cegueira?
Somente o ceratocone não causa cegueira completa, porém o agravamento da doença pode resultar sim em piora da visão seguida da perda visual. Por esta razão, é muito importante que o diagnóstico seja feito o mais rápido possível.
Astigmatismo e Ceratocone são a mesma coisa?
Embora os sintomas sejam bem parecidos os dois não são a mesma coisa, o ceratocone é uma consequência do astigmatismo que é provocado por uma deformidade da córnea no olho.
Coçar os olhos pode causar ceratonone?
Não! O ceratocone é uma deformidade da córnea no olho e geralmente causado por hereditariedade ou outras doenças. Mas recomenda-se não coçar os olhos com tanta força, pois o ato de coçar ou apertar podem desencadear uma lesão, causando o agravamento de possíveis doenças oculares.
Como é feito o diagnóstico do ceratocone?
O diagnóstico é realizado através de exames avançados que determinam as características da córnea, como sua curvatura.
Veja mais sobre o ceratocone no meu canal do youtube: