O que é Pterígio?

A conjuntiva é uma membrana mucosa fina e transparente que cobre a superficie anterior da esclera, a parte branca do globo ocular. O Pterígio é uma degeneração benigna da conjuntiva em formato triangular, que invade a córnea.

Quais as Causas do Pterígio?

As causas mais comuns associadas ao aparecimento do pterígio são a exposição intensa ao sol. Porém, há outros fatores que influenciam no aparecimento do Pterígio, como a doença do olho seco, exposição direta a fatores ambientais como poluição, areia, vento e poeiras.

Quais os principais sintomas do Pterígio?

Os sintomas do Pterígio são muito parecidos com outros problemas de visão, por isto é recomendado consultar um oftalmologista o quanto antes. Os sintomas mais comuns são: vermelhidão, coceira, ardência, sensação de areia nos olhos, visão embaçada, fotofobia, lacrimejamento nos olhos, entre outros.

O que mais chama atenção no Pterígio é o aparecimento de uma membrana que vai cobrindo a córnea e se parece com uma “carne”. É daí vem o nome pelo qual a doença é conhecida popularmente: “carne no olho” ou”carne crescida”. Caso perceba isto nos seus olhos, o oftalmologista deverá ser consultado.

Tratamento

O tratamento do pterígio é realizado pelo oftalmologista e entre eles está o uso de medicamentos como colírios lubrificantes e anti-inflamatórios quando o estágio da doença é leve, com o pterigio pouco aparente. Quando a doença é sintomática, moderada ou grave, ou simplesmente traz um incômodo estético, é indicada a cirurgia.

Como é a cirurgia do Pterígio?

A cirurgia do Pterígio é rápida e segura, não necessita de internação do paciente e pode ser realizada em ambiente ambulatorial. Atualmente existem técnicas muito modernas para a remoção do Pterígio. O Dr Rodrigo Marzagão realiza há 7 anos a Cirurgia de Pterigio com a técnica de Autotransplante de Conjuntiva e Cola de Fibrina. Trata-se de uma maneira muito mais eficiente de manejar a doença e apresenta as seguintes vantagens: 1) Cirurgia mais rápida ( aproximadamente 15 minutos) 2) Possibilidade de cirurgia bilateral no mesmo ato cirúrgico 3) Ausência de pontos 4) Cicatrização mais rápida 5) Menos desconforto pós operátorio 6) Dispensa uso de tampão e o paciente sai com os olhos abertos 7) Menos risco de recidiva.

Como é o Pós Operatório do Pterígio?

No pós operatório é recomendado o repouso de no mínimo 24 horas. Após a cirurgia, o oftalmologista indicará o uso de alguns colírios a base de antibióticos e anti-inflamatórios, bem como lubrificantes para melhor cicatrização. No início o olho fica um pouco vermelho, e nota-se uma melhora significativa em 3 a 4 semanas. O paciente consegue voltar às suas atividades normais em 5 a 7 dias.

– Pterígio sintomático com irritação crônica, ardência, vermelhidão e prurido frequente.

– Motivos estéticos, pois não existe pterígio que deixe o olho mais bonito, não é?

– Alteração da qualidade visual, uma vez que o pterígio altera a superfície ocular e compromete a lubrificação adequada.

– O pterígio não regride com colírios. Assim, na maioria das vezes, a cirurgia é a melhor alternativa para voltar a ter o olhos brancos e assintomáticos.

Quais os fatores de risco para o surgimento do Pterígio?

Além da exposição aos fatores ambientais, outro fator de risco é a idade. Geralmente, o pterígio aparece em homens de 20 a 40 anos, por isto as pessoas desta faixa etária devem estar mais atentas aos cuidados com os olhos.

Quais as possíveis complicações do Pterígio?

Caso o Pterígio não seja tratado de forma adequada, pode comprometer a visão e resultar em um astigmatismo severo. Por isto, muitos oftalmologistas recomendam a cirurgia precoce para correção do problema.

O tratamento do Pterígio é feito somente com cirurgia?

Em casos muito leves, assintomaticos em que o olho não fica vermelho, nem traz queixa estética, o tratamento do pterígio pode ser feito com colírios lubrificantes. No entanto, a melhor alternativa é a cirurgia, pois evita que o pterigio tenha progressão e melhora o aspecto e qualidade da superfície ocular.